O Transtorno Depressivo é a doença psiquiátrica mais comum no mundo e tem origem multifatorial, ou seja, depende de fatores genéticos, neuroquímicos, ambientais, traumas, adaptações no desenvolvimento e variações hormonais.
Pode acometer qualquer pessoa, independentemente de renda, idade, educação, raça, gênero, sucesso ou beleza.
A depressão é caracterizada por:

1. Humor deprimido (tristeza) e/ou perda de interesse e prazer nas atividades do cotidiano;
  2. Falta de energia;
  3. Alterações no sono;
  4. Aumento ou redução do apetite;
  5. Falta de concentração;
  6. Presença de pensamentos negativos, as vezes com conteúdo de morte, podendo ou não ter planejamento e tentativas suicidas.

Dependendo dos sintomas, a depressão é considerada leve, moderada ou grave, podendo ser incapacitante. Um estudo de projeção da Organização Mundial de Saúde prevê que a depressão será a maior causa de incapacidade no mundo até o ano de 2020.
Muito importante saber que existe a depressão do Transtorno Bipolar, que apesar de muito parecida com a depressão do Transtornos Depressivo, tem tratamento medicamentoso e o psicoterápico diferentes. O erro no diagnóstico pode piorar os sintomas, por isso a importância de procurar um médico psiquiatra para realizar o diagnóstico.

depressao - clinica de psiquiatria em brasilia df