A depressão ou transtorno depressivo maior é um transtorno de humor que cursa com uma sensação de tristeza e perda de interesse (anedonia), pode atingir pessoas de qualquer sexo e idade, porém é mais prevalente nas mulheres.

Esse transtorno afeta como a pessoa se sente, pensa e se comporta e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos. Pode ocorrer problemas para realizar as atividades normais do cotidiano e, em casos mais graves, pode perder o interesse pela vida

Mais do que apenas uma crise de tristeza, a depressão não é frescura e nem fraqueza, e como a maioria das doenças crônicas o doente não pode simplesmente “deixar de ficar doente”, “deixar de se sentir triste. A depressão pode exigir um tratamento de longo prazo, porém a maioria das pessoas com depressão se sente melhor com medicamentos, psicoterapia ou ambos.

Sintomas

Estar deprimido é mais do que estar triste e chorar o tempo todo. Muitas vezes, quem sofre de depressão mostra sintomas que, de acordo com o senso comum, não estão associados à condição, como perda/ganho de peso ou insônia ou sonolência excessiva.

Embora a depressão possa ocorrer apenas uma vez durante a vida, as pessoas costumam ter vários episódios. Durante esses episódios, os sintomas ocorrem na maior parte do dia, quase todos os dias por um período mínimo de 2 semanas.
Sentimentos de tristeza, choro, vazio ou desesperança

• Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas;
  • Alterações do sono, incluindo insônia ou dormir muito;
  • Cansaço e falta de energia;
  • Redução do apetite ou aumento do desejo por comida (perda ou ganho de peso);
  • Ansiedade, agitação ou inquietação;
  • Pensamento, fala ou movimentos corporais mais lentos;
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa;
  • Problemas para pensar, se concentrar, tomar decisões e se lembrar das coisas;
  • Pensamentos de morte e/ou suicídio ou tentativas de suicídio;
  • Problemas físicos inexplicáveis, como dores articulares, dores de cabeça, diarreias, tonturas.

Nem sempre a pessoa deprimida está disposta a procurar tratamento. Se você identificou um dos sintomas acima em alguém próximo, esta é a hora em que você pode fazer a diferença: praticar a empatia e por meio dela ajudá-la a procurar ajuda pode ser o primeiro passo para recuperação 2.

Sintomas de depressão em crianças e adolescentes

Os sinais e sintomas comuns de depressão em crianças e adolescentes são semelhantes aos dos adultos, mas podem haver algumas diferenças.

• Em crianças menores, os sintomas de depressão podem incluir tristeza, irritabilidade, apego excessivo, preocupação, dores e sofrimentos, recusa em ir à escola ou baixo peso.
  • Na adolescência, os sintomas podem incluir tristeza, irritabilidade, sentimento de ruína ou inutilidade, raiva, mau desempenho ou baixa frequência à escola, sensação de incompreensão e extrema sensibilidade, uso de drogas ou álcool, comer ou dormir demais, automutilação, perda de interesse em atividades rotineiras, e isolamento social.

Sintomas de depressão em idosos

• A depressão não é uma parte normal do envelhecimento! Nessa população os sintomas de depressão podem ser diferentes ou menos óbvios.
  • Infelizmente, a depressão geralmente não é diagnosticada e tratada em idosos.
  • Precisamos ficar cuidar dos nossos idosos!

Sintomas mais comuns:

• Dificuldades de memória ou mudanças de personalidade;
  • Dores físicas;
  • Fadiga, perda de apetite, problemas de sono ou perda de interesse nas atividades;
  • Isolamento social;
  • Culpa.

Pensamentos ou sentimentos suicidas, especialmente em homens. Atenção quando o idoso disser: “Seria melhor se Deus me levasse”. “Já passei do tempo aqui”. “Se a morte viesse ela seria bem vinda”.

Se uma pessoa próxima comentar com você que está com dificuldade de fazer algo que antes ela fazia com facilidade. Fique atento!

Quando ver um medico

• Se você se sentir deprimido, marque uma consulta com o psiquiatra;
  • Complicações;
  • A depressão é um distúrbio grave que pode causar um grande prejuízo a você e todos a sua volta;
  • A depressão geralmente piora se não for tratada, resultando em problemas emocionais, comportamentais e de saúde.

Exemplos de complicações associadas à depressão incluem:

• Excesso de peso ou obesidade, o que pode levar a doenças cardíacas e diabetes;
  • Dor ou doença física;
  • Abuso de álcool e outras drogas;
  • Ansiedade, transtorno do pânico ou fobia social;
  • Conflitos familiares, dificuldades de relacionamento e problemas de trabalho ou escola;
  • Isolação social;
  • Sentimentos suicidas, tentativas de suicídio ou suicídio;
  • Automutilação;
  • Morte prematura por condições médicas.

Sintomas

Sentimentos de tristeza, choro, vazio ou desesperança

• Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas;
  • Alterações do sono, incluindo insônia ou dormir muito;
  • Cansaço e falta de energia;
  • Redução do apetite ou aumento do desejo por comida (perda ou ganho de peso);
  • Ansiedade, agitação ou inquietação;
  • Pensamento, fala ou movimentos corporais mais lentos;
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa;
  • Problemas para pensar, se concentrar, tomar decisões e se lembrar das coisas;
  • Pensamentos de morte e/ou suicídio ou tentativas de suicídio;

Sintomas de depressão em crianças e adolescentes

Sintomas de depressão em idosos

• Infelizmente, a depressão geralmente não é diagnosticada e tratada em idosos.
  • Precisamos ficar cuidar dos nossos idosos!

Sintomas mais comuns:

• Dificuldades de memória ou mudanças de personalidade;
  • Dores físicas;
  • Isolamento social;
  • Culpa.

Quando ver um medico

• Se você se sentir deprimido, marque uma consulta com o psiquiatra;
  • Complicações;

Exemplos de complicações associadas à depressão incluem:

• Dor ou doença física;
  • Abuso de álcool e outras drogas;
  • Ansiedade, transtorno do pânico ou fobia social;
  • Isolação social;
  • Sentimentos suicidas, tentativas de suicídio ou suicídio;
  • Automutilação;
  • Morte prematura por condições médicas.
Quais são os principais sintomas da Depressão