Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo

Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo Psiquiatra brasilia df

MÉDICA PSIQUIATRA
CRM-DF: 18.607 / RQE: 13.533

  • Graduação em Medicina pela Faculdades Unidas do Norte de Minas, ICS, Brasil (2005 – 2011);
  • Residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil (2012-2015);
  • Especialização em Patologia Dual (Dependência Química) pelo Consorcio Hospitalario Provincial de Castellón, CHPC, Espanha (2013);
  • Presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília -APBr;
  • Conselheira do Conselho Regional de Medicina CRMDF.

Mídia

Campanha Setembro Amarelo alerta sobre o suicídio

O mês de Setembro é voltado para a atenção ao suicídio, um dos maiores problemas de nosso tempo. Falar sobre este tema e esclarecer dúvidas com responsabilidade faz parte do processo para que esse mal seja vencido.

Templo da Boa Vontade promove palestra sobre combate ao suicídio

Como parte da programação da campanha SETEMBRO AMARELO, que ganhou a adesão do monumento, os psiquiatras Antonio Geraldo da Silva e Renata Nayara Figueiredo reiteraram a importância de valorizar a vida.

dra renata lbvdra renata lbv palestra

A psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, diretora Adjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), também palestrou para os colaboradores do TBV, falando sobre o combate ao suicídio.

Veja mais

Combate ao alcoolismo é tema do Saiba Mais

A Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo é a convidada do programa.

Saiba Mais ressalta o combate ao alcoolismo. Ele é um dos problemas mais graves de saúde pública e, no entanto, poucos ainda associam o hábito de beber a uma doença. Causas, fatores de risco, tratamentos, sequelas e prevenções são assuntos a serem abordados.

Participações

  • ABIPD – Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual: História – Ata de Fundação da ABIPD desde o dia 17 de novembro de 2016 na cidade de São Paulo SP, Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo como Conselheira Executiva, qualificada em relação anexa, tendo por finalidade, única e exclusiva, fundar uma associação civil, sem fins lucrativos, sem cunho político ou partidário. Associação capaz de aglutinar forças e representar as aspirações dos presentes de caráter científico e assistência social interessados na pesquisa e desenvolvimento do conhecimento relativo a Impulsividade e a Patologia Dual;
  • CBP – Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Debatedora Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo, Sessões “Como eu faço/trato”, Auditório 3 – Como Eu Trato 03 – Como tratamos dependência química – múltiplas: drogas;
  • Senado Federal – Secretaria-Geral da Mesa 1ª sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura: convidada especial Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE. Audiência Pública interativa com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o Projeto de Lei do Senado n° 383, de 2017, que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica;
  • Coautora do capítulo 14 Comorbidades no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – Drogas e Álcool do Livro “Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade”;
  • CBP – Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Conferências em área temática Neurociências – Conferência 23, Presidente Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo, Tema: Neurociência e interações sociais: contribuições para a compreensão do neurodesenvolvimento típico e atípico;
  • VI Fórum de Medicina do Trabalho realizado pelo CFM dia 21 de setembro de 2018 – Tema: Dependência Química por Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo, “Mesa redonda 2″ Saúde Mental;
  • Autora et al do artigo “Cognition As a Therapeutic Target in the Suicidal Patient Approach”, publicado em 13 de fevereiro de 2018 na Frontiers in Psychiatry.

Conselheiros eleitos na chapa Renovação tomam posse no CRM-DF

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) realizou dia primeiro de Agosto de 2018 a cerimônia de posse dos novos conselheiros, no Plenário da autarquia. Os membros da Chapa 2- Renovação, eleitos pela maioria dos médicos do DF, com 44% dos votos, irão ficar à frente do CRM-DF nos próximos cinco anos.

Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo conselheira crm

Na oportunidade, foram eleitos os membros da diretoria e empossados 40 conselheiros, além de outros dois indicados pela Associação Médica de Brasília (AMBr).

Veja todos aqui

Conselho Consultivo tem Nova Formação

Com mandato de um ano, 35 médicos sindicalizados compõem o Conselho Consultivo do SindMédico no período 2019/2020 incluindo a Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo.

conselho dra renata

Compõem esse conselho 35 médicos sindicalizados escolhidos por sua dedicação às lutas da classe médica e compromisso com a categoria.

Veja mais

Alcoolismo

Dependência muitas vezes não é identificada pelo doente.

alcoolismo

O dia 18 de fevereiro foi instituído como o dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, com a finalidade de conscientizar a população de que o alcoolismo é uma doença que traz prejuízos à saúde mental, física e social, e como tal deve ser tratada. Artigo escrito por Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo no Saúde BRB.

Leia todo o artigo

Senado – CE – Prática esportiva eletrônica

Entenda PL do Senado que regulamenta eSport. E no que ele precisa melhorar

Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo participou da primeira audiência exibida na TV Senado que aconteceu no dia 07/11/2019.

Veja mais

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Artigo publicado 16/09/2019 pela Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo. “A eficiência na tentativa de suicídio também é maior quando cotejada por outros grupos, o que pode ser creditada ao próprio conhecimento médico e, principalmente pelo fácil acesso aos meios”.

Leia todo o artigo

Conjunto Ecumênico da LBV promove ações de Prevenção ao Suicídio

O ParlaMundi da LBV promoveu, nos dias 4 e 5 de setembro, um ciclo de palestras sobre o tema. O Templo da Boa Vontade também aderiu ao Setembro Amarelo.

setembro amarelo dra renatalbv dra renata

A Dra. Renata Nayara da Silva Figueiredo participou da iniciativa abordando o tema: “Prevenção ao suicídio, esse assunto precisa deixar de ser um tabu!”.

Veja Mais