Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo
MÉDICO PSIQUIATRA
CRM-DF: 16.000 / RQE: 12.570
-
Graduação em Medicina pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, FACIPLAC, Brasil (2002-2008);
-
Residência médica em Psiquiatria pela Pax Clínica Psiquiátrica – Instituto de Neurociências, PAX, Brasil (2010-2013);
-
Pós-graduado em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Brasil (2014-2016);
-
Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2013);
-
Vice-Presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília -APBr;
-
Diretor tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal – CRMDF.
Mídia
Conselheiros eleitos na chapa Renovação tomam posse no CRM-DF
O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) realizou dia primeiro de Agosto de 2018 a cerimônia de posse dos novos conselheiros, no Plenário da autarquia. Os membros da Chapa 2- Renovação, eleitos pela maioria dos médicos do DF, com 44% dos votos, irão ficar à frente do CRM-DF nos próximos cinco anos.
Na oportunidade, foram eleitos os membros da diretoria e empossados 40 conselheiros, além de outros dois indicados pela Associação Médica de Brasília (AMBr). Dr Carlos Guilherme da Silva Figueiredo foi um dos eleitos além da posse do cargo de tesoureiro.
CAS – Comissão de Assuntos Sociais
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública interativa (RAS 23/2017) para instruir eventual oferecimento de Projeto de Lei destinado a instituir a Semana Nacional de Valorização à Vida.
Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo participa na mesa da Comissão.
Participações
- ABIPD – Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual: História – Ata de Fundação da ABIPD desde o dia 17 de novembro de 2016 na cidade de São Paulo SP, Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo como Conselheiro Fiscal, qualificada em relação anexa, tendo por finalidade, única e exclusiva, fundar uma associação civil, sem fins lucrativos, sem cunho político ou partidário. Associação capaz de aglutinar forças e representar as aspirações dos presentes de caráter científico e assistência social interessados na pesquisa e desenvolvimento do conhecimento relativo a Impulsividade e a Patologia Dual;
- Convidado para a realização da audiência pública na Câmara dos Deputados transmitida no dia 20 e 25 de outubro de 2019 com tema Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 399, de 2015, do Sr. Fábio Mitidieri, que “altera o art. 2º da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação” ( PL039915 ).
- Coautor do Livro The Psychology of Suicide: From Research Understandings to Intervention and Treatment, do capítulo Therapeutic Interventions for Suicidal Patients – Cognition as a Therapeutic Target in the Suicidal Patient Approach;
- Organizador da caminhada do tema Setembro Amarelo, no Parque da Cidade de Brasília. Organizado juntamente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr);
- Autor do Artigo “Trabalho Infantil e Saúde Mental” publicado na ABP – Associação Brasileira de Psiquiatra.
Setembro Amarelo é campanha da Associação Brasiliense de Psiquiatria para a prevenção do suicídio.
O Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo foi o coordenador de uma comissão estadual do DF designada pela ABP para as ações da campanha do Setembro Amarelo.
Como a idade influencia o Aparecimento de Transtornos Mentais
Difícil prever quando, e se, a mente poderá adoecer. No entanto, certos transtornos são mais comuns em determinadas fases da vida. É preciso estar alerta para identificá-los e procurar ajuda.
O psiquiatra Carlos Guilherme Figueiredo, membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, explica que as doenças mais prevalentes, de modo geral, são a depressão, a ansiedade, a dependência química e o transtorno bipolar. Além de fatores genéticos e biológicos, o momento da vida — infância, adolescência, vida adulta ou terceira idade — pode influenciar na incidência de doenças específicas. “Fatores genéticos, associados a alterações neuroquímicas e estressores ambientais, são os principais responsáveis pela ocorrência dos quadros psiquiátricos”, completa o médico. Por Correio Braziliense
Encontro do TST alerta para danos mentais provocados pelo trabalho infantil
O impacto do trabalho infantil na adolescência e vida adulta foi um dos temas abordados pelo psiquiatra Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo, durante a reunião anual dos gestores regionais do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, na sede do TST, em Brasília.
Setembro Amarelo
Mais um mês contra o suicídio e de valorização da vida
O Bem Viver convidou o médico psiquiatra Dr. Carlos Guilherme Figueiredo para ministrar a palestra sobre
prevenção do suicídio na AABR. Valorize a vida, cuide de sua saúde mental e procure um profissional especializado!
O Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo tira dúvidas sobre o assunto
Você sabia que transtornos mentais como depressão e ansiedade custam U$ 1 trilhão por ano à economia global em perda de produtividade?
4ª Virada Pedagógica discute saúde mental
Evento acontece em quatro polos do DF. São esperados 5 mil servidores da SEEDF
O psiquiatra da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Fazenda Planejamento, Orçamento e Gestão (Sefaz) Dr. Carlos Guilherme Figueiredo foi o palestrante da Virada na UnB. O médico falou com os participantes sobre as principais doenças psíquicas que acometem a sociedade atual – depressão, esquizofrenia, transtorno de humor bipolar, alcoolismo e transtorno obsessivo compulsivo.
ABPTV: “Setembro Amarelo: Suicídio e automutilação”, com Dr. Carlos Guilherme
O mês de setembro marca a maior campanha anti estigma do mundo: o Setembro Amarelo. Por isso, o Programa ABPTV conta com uma série de edições especiais que buscam abordar o tema de forma adequada, levando informações corretas a toda a população.
Distúrbios no trabalho estimulam tentativas de suicídio
“Um ambiente de trabalho negativo pode ser o gatilho para se desenvolver um quadro psiquiátrico, e isso aumenta a possibilidade de suicídio.” Dr. Carlos Guilherme da Silva Figueiredo
O especialista sugere formas de as corporações melhorarem seu ambiente de trabalho, salvaguardando a vida de seus colaboradores. “A empresa pode investir em hábitos saudáveis de vida e estimular a relação entre seus empregados, além de oferecer assistência e atendimento médicos”, lista o diretor da Associação Psiquiátrica de Brasília. “Mas o mais importante é estimular a procura por ajuda profissional quando se tem problemas psiquiátricos”, ressalta o Dr. Carlos Guilherme Figueiredo.
Cabeça boa!
Saúde mental é tão importante quanto a saúde física; mês de outubro marca também a luta para prevenir e combater transtornos mentais.
Segundo o diretor da Associação Psiquiátrica de Brasília, o psiquiatra Dr. Carlos Guilherme Figueiredo, é preciso ter consciência de que a prevenção é possível e saber quais os fatores de risco, os sinais de alerta e as possibilidades de tratamento. É conhecendo esses fatores que se pode combater o problema.